quinta-feira, setembro 07, 2006

Sete de setembro - mais um desfile aí?

O estudioso inglês Samuel Johnson (http://pt.wikipedia.org/wiki/Samuel_Johnson) já escrevera: "O patriotismo é o último refúgio dos canalhas". Dentre tantas outras belas idéias e citações desse esforçado micro-empresário falido (sua escola particular foi uma das tentativas em vão de sua vida), eu sempre me lembro dessa em dias de sete de setembro como esse. E não com total concordância, mas com imensa dúvida, pois não sei se realmente o patriotismo seja canalha, mas sem dúvida alguma vejo que a patriotada é de uma canalhice calabar.
Estamos em época de eleição, e mais uma vez podemos ver exemplos aos montes de rematados canalhas semeando perdigotos com suas afirmações ufanistas e mentirosas, abusando do direito do "não pensar" que a população se reserva em épocas de eleição e torneios esportivos. E aí Johnson vêm a mente.
Durante uma discussão orkutiana, uma idéia surgiu, e para ser justo e divulgar de forma adequada, preferi colocar o post inteiro do digno e indignado Albino. Publicitário, sujeito de boas argumentações e de posições claras, ele apresenta uma possível solução para o que é hoje esse espetáculo de horror e mentira, a campanha política.
Vejam isso:
"Votar nulo não adianta, mas reagir sim. Proponho o fim da eleição para deputados, pois só conseguem se eleger, os que tem grana pra fazer boas campanhas, e comprar votos. O embrião dos esquemas de corrupção (mensalão, sanguessugas, CPI dos Correios etc) é a Câmara dos deputados, pois tem gente incapacitada pra exercer cargos públicos, e ainda existe uma disputa de poder entre os partidos pra ver quem ocupa mais cadeiras nas Câmaras. Isso tem que acabar. Tudo gira em torno dos partidos políticos e da necessidade de se perpetuarem nas Câmaras. Só isso interessa. Representar o povo? Ahahahahahah, boa piada. Proponho uma mudança nisso:Acabar com as eleições pra deputados. Ao invés de eleições, os interessados teriam que passar pelo mesmo processo que cada cidadão brasileiro deve passar pra ocupar um cargo público. CONCURSO PÚBLICO. Para cada Estado estariam dispostas tantas vagas, e seria melhor se os candidatos tivessem nível superior. Isso é mais democrático, acaba com a farra dos partidos e pressionaria o Executivo a rever sua atuação. CONCURSO PÚBLICO PRA DEPUTADOS JÁ! REAGE BRASIL!" (esse post está em http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=61338&tid=2485772538009773077&na=2&nst=4)
.
Ao invés disso, o que vemos ser praticado é uma outra frase de Johnson - "Uma promessa, uma grande promessa, é a alma de um anúncio." - que apregoa o produto que está a venda, o comércio em descontos polpudos que vemos nas ruas e nas tevês diariamente. O escambo de nossa alma em troca de interesses. A idéia do Albino é uma dentre tantas que poderiam ser apresentadas, discutidas, colocadas em prática quiçá, mas que esbarram na imensa inatividade de uma população mais preocupada com o circo do que com o pão. Eu me incluo nisso. E lamento.
Que hoje pudéssemos vislumbrar o que realmente temos de capazes e poderosos, o que realmente nos compõe como povo e como um país na construção da história, uma comunidade, uma unidade, uma força. Não por desfiles carnavalescos com passistas de péssimo gosto nos adereços, nem para exibição de força com aviões de segunda mão, mas sim com a beleza do riso, o dançar dos pés descalços e a certeza de que isso que somos "é também um pouco de uma raça, que não tem medo de fumaça e não se entrega não".
.
Aos canalhas... nada.
.
Há braços!
.
.
Eduardo Mesquita, O Inimigo do rei
eduardoinimigo@gmail.com
.

2 Comentários:

Às 9:25 AM, setembro 08, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Sim meu amigo, um passo já foi dado. Na minha opinião, a indignação acompanhada de um texto assim já reprensenta muito mais do que a mera passividade travestida de inconformismo dos mudos, e olha que hoje até os mudos são atingidos pelas campanhas políticas.
Na boa, com esses desabafos e essas iniciativas já são menos dois no mundo dos canalhas.
Abração.

Albino JC.

 
Às 9:35 AM, setembro 08, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Olá!!!!

Gostoumesmo dos blogs, hein??
Eu também adotro, tenho fog, não tenho blog, pq amo fotografia, mas escrevo como se tivesse fazendo um blog mesmo!

Abraços!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial